Ausência: O que os animes tem a nos ensinar sobre o vazio

Ausência: O que os animes tem a nos ensinar sobre o vazio

Como lidar com a ausência? Quem nunca sofreu pela perda de algo ou alguém? Independentemente da causa, isso pode nos trazer muito sofrimento e angústia.

A ausência é tratada de uma forma criativa na famosa animação japonesa “Meu amigo Totoro”.A obra trata da vida de duas jovens irmãs, que passam por um período de solidão após a hospitalização da mãe doente, o que leva o pai a também passar longos períodos fora de casa. As irmãs tentam preencher esse vazio com o auxílio da imaginação, o que culmina no aparecimento de Totoro, uma criatura mágica que as acompanha em aventuras, e as ajuda a passar ilesas por esse momento delicado e solitário. ⠀

A mensagem aqui é que, muitas vezes, a ausência abre espaço para que algo novo e positivo se manifeste!  A princípio, ela nos mostra que não temos o controle de tudo, e sentimos a falta do emprego, do relacionamento ou do ente querido, o que pode, sim, nos deixar tristes. Mas o vazio se faz importante na medida em que nos exige movimentação, possibilita exercermos a iniciativa, a criatividade, nos redescobrir, nos tornar autossuficientes!

Assim como no filme, é preciso encontrar em nosso interior a magia de cada momento, o nosso próprio Totoro!  O vazio é uma parte essencial de nossa composição, pois evidencia o valor da completude. Permita que ele traga o autoconhecimento e mostre o início de uma nova aventura para você!

By | 2019-08-12T15:40:03+00:00 agosto 12th, 2019|Categories: Estilo de Vida|0 Comments

About the Author:

Psicóloga com formação em Psicologia Analítica, Transtornos Alimentares e Coaching.

Leave A Comment

SiteLock

Inscreva-se