Como lidar com a insegurança?

Como lidar com a insegurança?

Quem nunca se sentiu inseguro diante de um momento decisivo ou um novo desafio? A insegurança está presente em todos nós, e pode surgir nas mais diversas situações. Mas se esse sentimento é uma constante em sua vida, é preciso dedicar tempo e atenção para investigar suas verdadeiras causas, impedindo que ele se torne um limitador para nossos relacionamentos, projetos pessoais e profissionais, em suma, para a realização de nossos planos e objetivos.

Normalmente, a insegurança surge de frustrações ao longo da vida, desde a infância até a vida adulta. Ela pode se apresentar como um sentimento de inferioridade, um medo de fracassar, ser criticado ou não ser aceito. O medo é uma emoção importante em certos contextos, pois está relacionado à autopreservação, mas, quando se apresenta somado à insegurança, pode ser paralisante. Quando a pessoa insegura acredita que não é merecedora de suas conquistas pode ser configurado um quadro de autossabotagem.

Como costuma ser, o autoconhecimento é a chave para para reverter essa situação. É importante trabalhar diretamente o fortalecimento da autoimagem, autoconfiança e autoestima, bem como identificar, compreender e desconstruir crenças limitantes construídas ao longo da vida e propor caminhos para substituí-las, de forma a enaltecer vitórias e pontos positivos. Vencendo a insegurança, você vai poder voltar a tomar decisões de forma segura e sem estar à sombra do medo! Vamos juntos?:wink::leaves::green_heart:

By | 2019-09-06T17:06:38+00:00 setembro 6th, 2019|Categories: Uncategorized|0 Comments

About the Author:

Psicóloga com formação em Psicologia Analítica, Transtornos Alimentares e Coaching.

Leave A Comment

SiteLock

Inscreva-se