Como lidar com as dificuldades para começar a praticar mindfulness?

Como lidar com as dificuldades para começar a praticar mindfulness?

Você já deve ter ouvido falar (inclusive aqui no me perfil!) sobre os benefícios do mindfulness. Quando vivemos rodeados por estímulos e incessantes novas informações, essa prática pode aumentar a capacidade de concentração, atenção e memória, e nos ajudar a viver o momento com mais plenitude, o que contribui para evitar a ansiedade.

Mas quem busca iniciar essa prática pode achar difícil separar algum tempo para ela, alegar não ter a disciplina necessária ou até mesmo algum conflito com práticas religiosas. Em primeiro lugar, é importante dizer que a meditação e o mindfulness são práticas independentes de preceitos religiosos, onde utilizamos técnicas para focar a mente e alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Além disso, muitas vezes a solução para supostos impedimentos como a falta de tempo, disciplina ou disposição é encontrada durante o próprio processo da meditação, que aumenta a capacidade de atenção e o manejo dos pensamento e emoções, ajudando a alinhar nossos anseios, intenções e ações. Com mais foco, você otimiza sua rotina e evita cair em justificativas “furadas” para se auto sabotar!

Uma forma de estimular a prática é preparar um lugar adequado, com temperatura agradável e que você se sente confortavelmente. A meditação pode ser feita pela manhã ou pela noite – a regularidade de horário pode ser a chave para a criação do hábito.

Caso não seja possível, saiba que o mindfulness pode ser realizado a qualquer hora e em qualquer lugar. O ideal é iniciar com períodos curtos de 5 a 10 minutos e aumentar gradativamente. Vamos praticar?

By | 2019-08-23T13:19:38+00:00 agosto 23rd, 2019|Categories: Meditação|0 Comments

About the Author:

Psicóloga com formação em Psicologia Analítica, Transtornos Alimentares e Coaching.

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